VÁ DE FEIRA DO IPATINGÃO é um projeto desenvolvido por Bárbara Morais, Esdras Aurélio e Júlia Sena em 2012 para a disciplina de Estúdio IV do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILESTE/MG. A proposta inicial era identificar problemas e potencialidades desta feira livre que acontece duas vezes por semana no estacionamento do Estádio Ipatingão, Ipatinga/MG.
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A área em vermelho destaca o local do estacionamento do estádio no qual a feira está inserida |
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Área da Feira do Ipatingão inserida no perímetro do estacionamento do estádio |
As primeiras impressões eram que a feira foi prejudicada pelo lugar que se estabeleceu, pois era cercada por árvores na parte frontal, avenidas expressas na parte posterior, o próprio estádio na lateral e a falta de residências no seu entorno próximo (os bairros residenciais mais próximos estão a mais de 500 metros de distância da feira). Estes elementos tiravam a sua visibilidade na paisagem urbana e na rotina de moradores e transeuntes. Além das questões volumétricas e topográficas da localização da feira livre, o próprio espaço onde ela acontece é de multiúso, dificultando a assimilação da feira no calendário de eventos da própria cidade. Tendo em mãos todas estas questões de localização, de memória afetiva e desenho urbano, compreendeu-se que o maior desafio que a feira enfrentava não era de infra-estrutura, porém era de ser conhecida pelos moradores do seu entorno e da própria cidade de Ipatinga. Deu-se então início a investigações de estratégias para pulverizar essa notícia: há uma feira que acontece toda segunda e quinta no estacionamento do Estádio Ipatingão. Surgem assim os primeiros cartazes virtuais para serem publicados nas redes sociais. |
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| Com a divulgação nas redes sociais, estávamos atraindo o olhar de um novo público e constantemente avisando sobre as potencialidades e serviços da feira. Porém essa mídia alcançava um nicho específico, era necessário reforçar a idéia de feira para o público local. Nessa etapa do processo aparecem as ecobags para integrar à divulgação, 100 sacolas ao total foram confeccionadas e serigrafadas, e distribuídas para os feirantes que as promoviam de alguma forma para seus consumidores. Além das sacolas, foram produzidas duas faixas para serem fixadas nas passarelas no entorno. |
NA ERA EM QUE O HOMEM TEM SE PROSTRADO AOS MAQUINÁRIOS CEREBRAIS, SE TRANSFIGURAR EM HOMEM-MÁQUINA-MUSCULAR É UMA CONTRAVERSÃO, UMA TENTATIVA DE SER PERIGOSO E ASSUMIR A FALHA ENQUANTO ESTANDARTE!
3 comentários:
muito bom esse trabalho
uhuuuul!!!! Ficou Show de BOLA!
Bom de Mais!